domingo, 9 de junho de 2013

Apresentação do blog e experiências de leitura e escrita

Apresentação

        O objetivo central desse blog é divulgar a leitura e escrita em sala de aula e além dela, por vezes dando continuidade as  discussões travadas  em sala de aula e outras vezes promovendo a reflexão sobre a importância da leitura e escrita na vida de nossos educandos.
        Nosso blog foi criado na EFAP -   Curso de Formação de Professores   de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo – Melhor Gestão Melhor Ensino.

“A Leitura do mundo precede a leitura da palavra.”

                                                                 Paulo Freire 





                   Minha experiência  de Leitura e Escrita

Assim como Danuza Leão também gosto muito de ler e também leio tudo que chegue às minhas mãos, pois tudo enriquece a nossa percepção e a nossa visão do mundo, Na minha infância lia muito gibis, assim como Regina Moreni e revistas de fotonovelas muitas vezes emprestados, pois  meus pais não tinham muitas condições para comprá-los.  Um dos trabalhos que realizo em sala de aula é a leitura de um livro "50 fábulas chinesas" no início das aulas depois  conversamos sobre o texto como personagens, o que acharam da história, do espaço, que outro final dariam  e etc. Outro trabalho que realizo é a criação do livro sobre o Folclore, em grupos,  onde primeiro pesquisam lendas, músicas, brincadeiras, festas, etc e criam também lendas, músicas, brincadeiras e etc. Depois elaboram as páginas, desenhos,  marcações, índice, capa,etc. Tudo feito em sala de aula. Esses livros após estarem prontos são expostos na Semana do Folclore. Isso faz com que os alunos se sintam realmente protagonistas, importantes na criação do livro.







SILVANA PINHEIRO DE MORAES (Cursista) Jandira-SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário