quarta-feira, 19 de junho de 2013

Proposta de Situação Aprendizagem 
Texto: Pausa
AutorMoacir Scliar
Público alvo9º ano, Ensino Fundamental II.

Competências e habilidades: Reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase em conto; explorar, desenvolver e ampliar capacidade de leitura.
Antecipação, checagem de hipótese:
  •  Com relação ao  texto, quais são as expectativas de leitura que o título" pausa"  oferece?
  •  O que você gostaria de dar uma pausa em sua vida?
1ª Etapa:
  •  Leitura silenciosa
  •  Leitura compartilhada
2ª Etapa: (Roda de conversa)
  •  O professor questiona a turma, “O texto correspondeu às suas expectativas”?
  •  O conto relaciona o refugio do cotidiano transformando o seu mundo em mar de sonhos. “Qual a relação que podemos fazer com o nosso dia a dia”?
  •  Qual a intenção do autor em colocar o título “pausa”?
  •  Você concorda com as atitudes que Samuel (Isidoro) demonstra durante a narrativa?
3ª Etapa:
      Elementos da narrativa (personagens, enredo, tempo, espaço e o foco narrativo).
4ª Etapa:
      Música: Cotidiano Chico Buarque
  •  Ler a letra da música e depois colocar a melodia, para os educandos ouvirem.
  •  Fazer perguntas com intervenções, quando for necessário, incentivando sempre a participação da turma.
  •  Em que a letra da música se assemelha com o tema do conto? 
  •  As personagens expressam os mesmos sentimentos e atitudes com relação à rotina?

                     
                                                                 
                                            (Carlos Drummond de Andrade)
     




                             
Texto: Meu Primeiro Beijo
Autor: Antônio Barreto                  


  • Competência e habilidades: Reconhecer o gênero do texto em estudo, interpretar o sentido do texto, localizar itens de informações explícitas e implícitas.
      Antecipação do conteúdo do texto “Meu primeiro Beijo”
       O que você espera encontrar nesta leitura?





1° Passo
  • Leitura em voz alta (Feita pelo professor, apresentando a entonação o ritmo e pausas durante sua leitura).
  • Depois da leitura do texto, sua hipótese sobre o texto se confirmou ou não? Justifique.
2° Passo
  • Discussão sobre o tema do texto lido, induzindo a falarem e trocarem ideias.
  • Encontre no texto o parágrafo em que a garota descreve o primeiro beijo.
3 ° Passo
      Elementos da narrativa: Personagens, enredo, tempo, espaço e o foco narrativo.
4 ° Passo
     Trabalhar um breve estudo de pontuação a partir da escolha de um fragmento do texto.
5 ° Passo: Produção textual
      O professor falará sobre o gênero crônica e suas características. Em seguida colocará na lousa o início de uma crônica narrativa com o tema envolvendo a       escola. Discutir um pouco sobre esse tema. E, após, solicitar que eles construam o final da narrativa expondo suas ideias e usando a criatividade. 









 TextoAvestruz                                      

 AutorMário Prata 
 Público-Alvo: 6º ano, Fundamental II
Tempo previsto: 4 aulas
     Competências e habilidadesLer, compreender e interpretar o texto Avestruz identificando as principais características do gênero crônica narrativa.
    Roteiro de conhecimento de mundo: 
* Checagem de hipóteses ( o professor faz uma sondagem inicial antes de ler o texto)
    Você tem animal de estimação em casa? Que animal? Você já viu um avestruz? Ele é um animal grande ou pequeno?
    Você teria um avestruz como animal de estimação em sua casa? Por quê?
  Roteiro para leitura:
* Leitura silenciosa
* Leitura em voz alta ( feita pelo professor)
    Roda de conversa:                       

* Personagens (características)
* Descrição do ambiente e espaço
* Enredo (Quais os principais acontecimentos da história, na sequencia que são apresentados?)
* Realidade ou imaginação
* Sequência de perguntas orais 
   Porque o garoto desistiu de ter um avestruz? Você acha normal o pedido do garoto?
   Você acha que os seus pais deveriam impor limites em seus pedidos?
   Este texto é uma crônica, conto ou fábula? Que elemento do próprio texto confirma isto? 
    Atividade complementar:
     Filme: Bicho de estimação ( Chihuahua de Beverly Hills- Walt Disney- Raja Gosnell)
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário