quarta-feira, 19 de junho de 2013

Proposta de Situação Aprendizagem 
Texto: Pausa
AutorMoacir Scliar
Público alvo9º ano, Ensino Fundamental II.

Competências e habilidades: Reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase em conto; explorar, desenvolver e ampliar capacidade de leitura.
Antecipação, checagem de hipótese:
  •  Com relação ao  texto, quais são as expectativas de leitura que o título" pausa"  oferece?
  •  O que você gostaria de dar uma pausa em sua vida?
1ª Etapa:
  •  Leitura silenciosa
  •  Leitura compartilhada
2ª Etapa: (Roda de conversa)
  •  O professor questiona a turma, “O texto correspondeu às suas expectativas”?
  •  O conto relaciona o refugio do cotidiano transformando o seu mundo em mar de sonhos. “Qual a relação que podemos fazer com o nosso dia a dia”?
  •  Qual a intenção do autor em colocar o título “pausa”?
  •  Você concorda com as atitudes que Samuel (Isidoro) demonstra durante a narrativa?
3ª Etapa:
      Elementos da narrativa (personagens, enredo, tempo, espaço e o foco narrativo).
4ª Etapa:
      Música: Cotidiano Chico Buarque
  •  Ler a letra da música e depois colocar a melodia, para os educandos ouvirem.
  •  Fazer perguntas com intervenções, quando for necessário, incentivando sempre a participação da turma.
  •  Em que a letra da música se assemelha com o tema do conto? 
  •  As personagens expressam os mesmos sentimentos e atitudes com relação à rotina?

                     
                                                                 
                                            (Carlos Drummond de Andrade)
     




                             
Texto: Meu Primeiro Beijo
Autor: Antônio Barreto                  


  • Competência e habilidades: Reconhecer o gênero do texto em estudo, interpretar o sentido do texto, localizar itens de informações explícitas e implícitas.
      Antecipação do conteúdo do texto “Meu primeiro Beijo”
       O que você espera encontrar nesta leitura?





1° Passo
  • Leitura em voz alta (Feita pelo professor, apresentando a entonação o ritmo e pausas durante sua leitura).
  • Depois da leitura do texto, sua hipótese sobre o texto se confirmou ou não? Justifique.
2° Passo
  • Discussão sobre o tema do texto lido, induzindo a falarem e trocarem ideias.
  • Encontre no texto o parágrafo em que a garota descreve o primeiro beijo.
3 ° Passo
      Elementos da narrativa: Personagens, enredo, tempo, espaço e o foco narrativo.
4 ° Passo
     Trabalhar um breve estudo de pontuação a partir da escolha de um fragmento do texto.
5 ° Passo: Produção textual
      O professor falará sobre o gênero crônica e suas características. Em seguida colocará na lousa o início de uma crônica narrativa com o tema envolvendo a       escola. Discutir um pouco sobre esse tema. E, após, solicitar que eles construam o final da narrativa expondo suas ideias e usando a criatividade. 









 TextoAvestruz                                      

 AutorMário Prata 
 Público-Alvo: 6º ano, Fundamental II
Tempo previsto: 4 aulas
     Competências e habilidadesLer, compreender e interpretar o texto Avestruz identificando as principais características do gênero crônica narrativa.
    Roteiro de conhecimento de mundo: 
* Checagem de hipóteses ( o professor faz uma sondagem inicial antes de ler o texto)
    Você tem animal de estimação em casa? Que animal? Você já viu um avestruz? Ele é um animal grande ou pequeno?
    Você teria um avestruz como animal de estimação em sua casa? Por quê?
  Roteiro para leitura:
* Leitura silenciosa
* Leitura em voz alta ( feita pelo professor)
    Roda de conversa:                       

* Personagens (características)
* Descrição do ambiente e espaço
* Enredo (Quais os principais acontecimentos da história, na sequencia que são apresentados?)
* Realidade ou imaginação
* Sequência de perguntas orais 
   Porque o garoto desistiu de ter um avestruz? Você acha normal o pedido do garoto?
   Você acha que os seus pais deveriam impor limites em seus pedidos?
   Este texto é uma crônica, conto ou fábula? Que elemento do próprio texto confirma isto? 
    Atividade complementar:
     Filme: Bicho de estimação ( Chihuahua de Beverly Hills- Walt Disney- Raja Gosnell)
    

domingo, 9 de junho de 2013

Quem me ensinou a ler e escrever foi meu pai que sempre considerou o estudo importante, dizia "se quiser ser alguém respeitável estude". Eu me lembro de que eu tinha muitas dificuldades com a leitura e ele com sua paciência fazia um buraco em uma folha de papel de pão e usava a cartilha "Caminho Suave", que era usado na época para alfabetizar as crianças, ele ia  colocando o buraco sobre as palavras ia tirando a leitura da letras e eu  ia aprendendo com ele e a minha professora  na escola.
O primeiro livro que eu li foi "Dom Casmurro" que ganhei na escola e depois de ler deveria fazer um trabalho, a essas alturas eu já era adolescente e o gosto pela leitura mudou comecei a ler romances e revista, coisa de adolescente. Depois resolvi ser professora e hoje lei tudo voltado a educação entre outras coisas leituras.
Gilmara Rodrigues

Perfil Silvana Pinheiro de Moraes

                                                                           Perfil

Olá,  sou Silvana Pinheiro de Moraes, atuo na Rede Estadual  aproximadamente 30 anos, prestes a me aposentar. Apesar dos percalços ainda gosto de lecionar. Além disso gosto de ler, viajar, conhecer pessoas entre outras coisas. Minha expectativa  é de me aposentar, mas não parar por completo, pois parar para mim seria se estagnar, ou seja parar no tempo, quero fazer algo diferente do que fiz até hoje. Leciono na E.E. "Dorvalino Abílio Teixeira"  - Jandira  - Diretoria Regional de Ensino de Itapevi.

Apresentação do blog e experiências de leitura e escrita

Apresentação

        O objetivo central desse blog é divulgar a leitura e escrita em sala de aula e além dela, por vezes dando continuidade as  discussões travadas  em sala de aula e outras vezes promovendo a reflexão sobre a importância da leitura e escrita na vida de nossos educandos.
        Nosso blog foi criado na EFAP -   Curso de Formação de Professores   de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo – Melhor Gestão Melhor Ensino.

“A Leitura do mundo precede a leitura da palavra.”

                                                                 Paulo Freire 





                   Minha experiência  de Leitura e Escrita

Assim como Danuza Leão também gosto muito de ler e também leio tudo que chegue às minhas mãos, pois tudo enriquece a nossa percepção e a nossa visão do mundo, Na minha infância lia muito gibis, assim como Regina Moreni e revistas de fotonovelas muitas vezes emprestados, pois  meus pais não tinham muitas condições para comprá-los.  Um dos trabalhos que realizo em sala de aula é a leitura de um livro "50 fábulas chinesas" no início das aulas depois  conversamos sobre o texto como personagens, o que acharam da história, do espaço, que outro final dariam  e etc. Outro trabalho que realizo é a criação do livro sobre o Folclore, em grupos,  onde primeiro pesquisam lendas, músicas, brincadeiras, festas, etc e criam também lendas, músicas, brincadeiras e etc. Depois elaboram as páginas, desenhos,  marcações, índice, capa,etc. Tudo feito em sala de aula. Esses livros após estarem prontos são expostos na Semana do Folclore. Isso faz com que os alunos se sintam realmente protagonistas, importantes na criação do livro.







SILVANA PINHEIRO DE MORAES (Cursista) Jandira-SP