Proposta de Situação Aprendizagem
Autor: Moacir Scliar
Público alvo: 9º ano, Ensino Fundamental II.
Competências e habilidades: Reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase em conto; explorar, desenvolver e ampliar capacidade de leitura.
Antecipação, checagem de hipótese:
- Com relação ao texto, quais são as expectativas de leitura que o título" pausa" oferece?
- O que você gostaria de dar uma pausa em sua vida?
1ª Etapa:
- Leitura silenciosa
- Leitura compartilhada
2ª Etapa: (Roda de conversa)
- O professor questiona a turma, “O texto correspondeu às suas expectativas”?
- O conto relaciona o refugio do cotidiano transformando o seu mundo em mar de sonhos. “Qual a relação que podemos fazer com o nosso dia a dia”?
- Qual a intenção do autor em colocar o título “pausa”?
- Você concorda com as atitudes que Samuel (Isidoro) demonstra durante a narrativa?
3ª Etapa:
Elementos da narrativa (personagens, enredo, tempo, espaço e o foco narrativo).
4ª Etapa:
Música: Cotidiano - Chico Buarque
- Ler a letra da música e depois colocar a melodia, para os educandos ouvirem.
- Fazer perguntas com intervenções, quando for necessário, incentivando sempre a participação da turma.
- Em que a letra da música se assemelha com o tema do conto?
- As personagens expressam os mesmos sentimentos e atitudes com relação à rotina?
(Carlos Drummond de Andrade)
Texto: Meu Primeiro Beijo
Autor: Antônio Barreto
- Competência e habilidades: Reconhecer o gênero do texto em estudo, interpretar o sentido do texto, localizar itens de informações explícitas e implícitas.
Antecipação do conteúdo do texto “Meu primeiro Beijo”
O que você espera encontrar nesta leitura?
1° Passo
- Leitura em voz alta (Feita pelo professor, apresentando a entonação o ritmo e pausas durante sua leitura).
- Depois da leitura do texto, sua hipótese sobre o texto se confirmou ou não? Justifique.
2° Passo
- Discussão sobre o tema do texto lido, induzindo a falarem e trocarem ideias.
- Encontre no texto o parágrafo em que a garota descreve o primeiro beijo.
3 ° Passo
Elementos da narrativa: Personagens, enredo, tempo, espaço e o foco narrativo.
4 ° Passo
Trabalhar um breve estudo de pontuação a partir da escolha de um fragmento do texto.
5 ° Passo: Produção textual
O professor falará sobre o gênero crônica e suas características. Em seguida colocará na lousa o início de uma crônica narrativa com o tema envolvendo a escola. Discutir um pouco sobre esse tema. E, após, solicitar que eles construam o final da narrativa expondo suas ideias e usando a criatividade.
Texto: Avestruz
Autor: Mário Prata
Público-Alvo: 6º ano, Fundamental II
Tempo previsto: 4 aulas
Competências e habilidades: Ler, compreender e interpretar o texto Avestruz identificando as principais características do gênero crônica narrativa.
Roteiro de conhecimento de mundo:
* Checagem de hipóteses ( o professor faz uma sondagem inicial antes de ler o texto)
Você tem animal de estimação em casa? Que animal? Você já viu um avestruz? Ele é um animal grande ou pequeno?
Você teria um avestruz como animal de estimação em sua casa? Por quê?
Roteiro para leitura:
* Leitura silenciosa
* Leitura em voz alta ( feita pelo professor)
Roda de conversa:
* Personagens (características)
* Descrição do ambiente e espaço
* Enredo (Quais os principais acontecimentos da história, na sequencia que são apresentados?)
* Realidade ou imaginação
* Sequência de perguntas orais
Porque o garoto desistiu de ter um avestruz? Você acha normal o pedido do garoto?
Você acha que os seus pais deveriam impor limites em seus pedidos?
Este texto é uma crônica, conto ou fábula? Que elemento do próprio texto confirma isto?
Atividade complementar:
Filme: Bicho de estimação ( Chihuahua de Beverly Hills- Walt Disney- Raja Gosnell)